Longas caminhadas não começam com o primeiro passo

Blogar é um compromisso de longo prazo, uma longa caminhada com a qual você se compromete. Mas se você pensa que toda longa caminhada começa com o primeiro passo, pense de novo: antes de colocar o pé na estrada, defina seu destino — ou o seu objetivo. Afinal de contas, o que você pretende alcançar com seu blog?

No começo da semana, falamos sobre a importância de definir o seu propósito, ou o porquê você vai começar a escrever — hoje, vamos falar sobre o objetivos, o que você pretende alcançar. Por exemplo, seu “porque” blogar pode ser “se estabelecer como especialista”, enquanto seu objetivo pode ser escrever 03 posts como convidado em grandes blogs. Ou, por exemplo, seu porque pode ser se tornar um escritor melhor, enquanto seu objetivo pode ser publicar um livro ao final de um ano.

Para estabelecer bons objetivos, é comum utilizarmos a técnica SMART, e definirmos objetivos que sejam:

  • SPECIF (Específicos).
  • MEASURABLE (Mensuráveis).
  • ATTAINABLE (Alcançáveis),
  • REALIST (Realistas).
  • TIME-BASED (Definidos no Tempo).

Voltando ao exemplo anterior: imagine que você tem como propósito melhorar como escritor, e seu objetivo é escrever um livro. Vamos verificar se esse é um objetivo SMART?

  • É específico? Sim… Porque uma coisa é um livro, outra é uma apresentação, outra é dar um treinamento. Se você já sabe que o seu objetivo é um livro, isso é específico o suficiente.
  • É mensurável? Sim… Ou um livro está escrito ou não.
  • É alcançável? Sim… Pode ser difícil, pode exigir comprometimento e ampliação da sua zona de conforto, mas é perfeitamente alcançável.
  • É realista? Se você pretende escrever um blog sobre culinária, e escrever um livro de receitas, completamente realista. Se você escreve um blog sobre culinária, e pretende escrever um livro sobre física quântica, talvez não.
  • Tem uma data definida? Não vale dizer apenas que quer escrever um livro. É preciso que exista compromisso com uma data. Três meses, seis meses, um ano — você escolhe, mas é preciso que ela esteja bem definida.

Depois disso, você consegue pensar em um objetivo SMART para o seu blog? Não precisa ser apenas um objetivo, podem ser alguns deles — mas tente manter o número em no máximo três para você não colocar expectativa demais no seu blog.

Esse artigo é uma prévia sobre o que será discutido sobre objetivos no livro “Com o Blog na Rua: Planejamento estratégico de conteúdo para não deixar seu blog morrer por falta de ideias, inspiração e posts”, que será público em 21 de Outubro de 2015. Se você tem alguma dúvida específica sobre o assunto, ou quer ser avisado sobre o lançamento do livro, deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *