Quer escrever melhor? Escreva mais!

Você pode começar a escrever mais e melhor com uma simples técnica de escrita livre — PENSE SIMPLES.

Nesse primeiro artigo sobre conteúdo, gostaria de me dirigir às pessoas que querem (ou precisam) escrever mais, mas entram em pânico diante de uma folha em branco; seja ela física ou digital.

Se você sua frio toda vez que precisa escrever alguma coisa com a “terrível” certeza que outra pessoa irá ler, eu gostaria de tranquilizá-lo com a mais pura verdade do mundo das palavras:

“Noventa por cento de tudo é uma porcaria”

Lei de Sturgeon

É verdade! É isso mesmo! Cerca de 90% de tudo aquilo que produzimos, na maioria das vezes, não presta para nada. É por isso que grande parte da produção de conteúdo (e aqui eu quero incluir textos científicos, ficcionais, não ficcionais e todo o resto que você conseguir pensar) não brota simplesmente em cadernos e teclados e corre para o mundo. Conteúdo é processo. Produção, revisão, edição, revisão, edição… Quase ad infinitum, para desespero dos “escrevinhadores” mais bem intencionados. Ninguém senta no computador, escreve uma obra-prima em 15 minutos e depois levanta para tomar uma xícara de café.

Isso também não significa que você não precisa ter compromisso com um conteúdo de qualidade — esses compromissos nunca morrem — mas, se você quiser produzir bom conteúdo, precisa fazer as pazes com o fato que muita coisa “não tão boa assim” será produzida no processo… E isso não é um problema.

“Errei mais de 9000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo… e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso.”

Michael Jordan

Qualidade nesse caso requer quantidade. Suas chances de produzir bons conteúdos serão sensivelmente aumentadas se você simplesmente produzir mais. Escrever é uma habilidade como todas as outras: precisa de prática para (tentar) chegar à perfeição.

Pense “simples”.

Sempre que não nos damos bem com alguma habilidade, o senso comum nos diz que devemos nos esforçar cada vez mais para melhorar. No entanto, na maioria das vezes tudo o que conseguimos é desenvolver uma aversão tremenda a essa atividade; ou fugindo cada vez mais dela, ou acreditando que definitivamente aquilo não faz parte do nosso conjunto de competências. Mas não precisa ser assim.

“Como se devora um elefante? Um bocado de cada vez.”

A melhor forma de construir novos hábitos, especialmente quando estamos lidando com aqueles que parecem nos sobrecarregar, é se comprometer com atitudes simples e fáceis. Se você não escreve muito até hoje, e quer começar a escrever mais (e melhor), não adianta pensar que a partir de amanhã você irá sentar na frente do computador e escrever o próximo “Guerra e Paz”.

Comprometa-se com pequenas tarefas, que possam ser executadas de maneira regular, sem que isso provoque úlceras. Por exemplo, comprometa-se a escrever um “Twitte” por dia sobre o que você realizou no dia, ou o que você espera daquele dia. Se tornar a sua atividade pública adicionar ainda mais um ingrediente de medo à receita, você pode se comprometer a, uma vez ao dia, sentar na frente do computador por 5 minutos e escrever um parágrafo sobre como foi o seu dia. Outra opção é montar um caderno (se eu falar “diário” você se sentiria muito infantilizado?) e se comprometer a escrever uma página por dia. É lógico que um “twitte”, um parágrafo ou uma página por dia não transformarão ninguém no próximo Saramago, mas você também dificilmente irá parar nesse limite conforme o tempo for passando, e a confiança for aumentando.

Além disso, quem escreve uma página por dia terá um livro de 365 páginas no final do ano. Pode ser que isso não seja uma produção tão grande, mas… É bem mais executável do que tentar escrever um livro de 365 páginas de um dia para o outro.

Leia mais:

  • Accidental Genius: using writing to generate your best ideas, insight and content (Mark Levy)

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Dornas disse:

    Conheci o site hj, pesquisando sobre como fazer um curso Ead e gostei tanto do conteúdo q resolvi vim até o primeiro post!

    Simples e extremamente necessárias essas dicas. ^^

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.