05 Livros para um conteúdo visualmente profissional

Impossível negar: os livros são julgados pela capa. E isso não se restringe a eles — se você pretende produzir conteúdo, tão ou mais importante do que aquilo que você quer dizer é como você pretende dizê-lo, e isso se traduz na produção de um material com características profissionais.

Quando produzimos conteúdo digital, cuidados com design do produto final são fundamentais. Mesmo que idealmente isso deva ficar a cargo de um profissional experiente (um Designer Gráfico ou Web Designer, dependendo do seu produto), com um pouco de curiosidade, interesse e dedicação — e mais uma pitada de bom gosto — é possível construir um conteúdo digno para quem está começando.

Os livros que indico a seguir procuram cobrir necessidades básicas de conhecimentos para quem deseja se aventurar: noções básicas de design, criação de layouts, cor, tipografia e apresentação de informações. Com a exceção do primeiro livro, os conteúdos são densos e completos — o que merece leitura e atenção cuidadosa, mas em contrapartida oferece um conhecimento mais abrangente e profundo, que poderá lhe ser útil em diversas situações.

Por hora, eu não pretendo entrar em detalhes sobre ferramentas. Embora cada ferramenta ofereça uma série de possibilidades e limitações, não são elas que definem a qualidade visual do seu material.

E vamos aos livros:

01 — DESIGN PARA QUEM NAO E DESIGNER (Robin Williams)

Um clássico controverso — quem não é da área de design ama, quem é da área odeia. Mas pode ficar sossegado: esse ódio está muito mais ligado à tentativa da autora de sintetizar anos de estudo e teoria em livro de 140 páginas do que ao conteúdo em si. Nele você irá entender os princípios básicos de design como: proximidade, alinhamento, repetição e contraste — e como eles se aplicam tanto a materiais gráficos como cartões de visitas e apresentações, quanto a qualquer outro tipo de documento impresso ou digital. Só para evitar uma gafe que eu já presenciei de alguns alunos em treinamentos: quem escreve o livro é uma mulher, não o finado ator.

02 — GRID – CONSTRUÇAO E DESCONSTRUÇAO (Timothy Samara)

Por meio de exemplos de páginas de revistas, catálogos e livros o autor apresenta diversas estruturas de apresentação de informação — se você já tiver lido o livro anterior, verá que bons layouts estão apoiados fortemente em itens como repetição, alinhamento, proximidade etc. O livro é um ótimo guia de consulta também quando você quer organizar visualmente as informações que tem para apresentar, mas ainda não sabe muito bem como.

03 — O GUIA COMPLETO DA COR (Tom Fraser)

Nem só de Preto e Branco viverá o homem. Mais do que fornecer um guia com fórmulas rápidas sobre a utilização das cores (vermelho é amor, branco é paz etc.), o autor procura destacar a importância da cor em diversos setores: dentro de casa, na arquitetura, na nossa alimentação… Você verá que a cor é parte fundamental da nossa relação com o mundo e que, elas trazem consigo muita bagagem para as quais devemos estar atentos na hora de produzir nosso material.

04 — TIPOGRAFIA – DESIGN BASICO 8 (Paul Harris e Gavin Ambrose)

A tipografia — ou em termos leigos, a fonte — do material que você produz terá um forte impacto no seu público. Você pode até não conhecer muito sobre tipografia, mas provavelmente é capas de entender a seriedade ou leveza de um conteúdo simplesmente pela apresentação e escolha da tipografia que é feita — como acontece em um jornal, uma bula médica ou no extremo oposto: um cartão de feliz aniversário. Conhecendo mais sobre tipografia, você será capaz não só de facilitar a compreensão do seu conteúdo, como transmitir sutilmente o tom com o qual ele deve ser percebido. Nesse oitavo volume da coleção “Design Básico”, você terá uma série de exemplos do Design e da Publicidade para se inspirar.

05 — SUPER APRESENTAÇÕES (Joni Galvão, Eduardo Adas)

Embora o foco desse livro seja apresentações empresariais, ele pode ajudar o produtor de qualquer tipo de conteúdo. Uma de suas principais vantagens é nos lembrar da importância de contar histórias — e histórias de impacto! Cortar os excessos, dar destaque ao fundamental, causar interesse são algumas das recomendações que devemos considerar na hora de fazer a edição final do nosso conteúdo.

E você? Conhece e gostaria de indicar algum livro que lhe ajudou na adequação visual do seu infoproduto? Se esse for o caso, deixe sua recomendação nos comentários.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.